Quem Somos
A COAJOQ

A COAJOQ é uma Cooperativa Agropecuária de Jovens Quadros fundada, a 15 de Junho de 2000, por técnicos guineenses com formação em Agronomia, Pecuária e Floresta. Com sede na Região de Cacheu, intervimos nos setores da agricultura, pecuária, pesca, transformação e conservação de produtos agrícolas.

Os objetivos principais da COAJOQ são reforçar as atividades agropecuárias da região e contribuir para o aumento da segurança alimentar ao nível comunitário. Para tal, procuramos:

  • Aumentar a produtividade agrícola e económica das comunidades
  • Diversificar a produção e a dieta alimentar
  • Preservar os terrenos das alterações climáticas

O nosso método assenta na mecanização em pequena escala – utilizamos tratores, motocultivadores, descascadoras de arroz, prensas para óleo de palma, poços, irrigação gota-a-gota, alfaias; e na informação e sensibilização – através de rádio comunitária, assistência técnica permanente, apoio à gestão coletiva e luta contra as pragas. Um terceiro eixo é a produção de animais de ciclo curto. Em toda a nossa atividade procuramos não desequilibrar a vida cultural e social da comunidade envolvente e não prejudicar o solo.

Os serviços prestados pela COAJOQ são vários, entre eles o transporte e armazenamento de produtos agrícolas, o aluguer de tratores e motocultivadoras, a formação e assistência técnica, a produção e transformação de produtos agrícolas, o desenvolvimento de viveiros e as lojas agrícolas, para além de outros serviços comunitários como a Rádio e a TV comunitária e o Centro Cívico.  A nível da comercialização, o sumo de caju o vinagre de lima e a manga em calda são alguns dos principais produtos vendidos nas lojas da COAJOQ.

Contamos atualmente com a parceria de 37 Associações locais de produtores, num total de 1.850 associados. Destes, mais de 50% são mulheres, principais impulsionadoras do setor hortícola. Apostamos ainda na formação de jovens num contexto de associativismo, procurando assim garantir a sustentabilidade da Cooperativa.